Sobre o CIDP

Mensagem do Presidente

Dário Moura Vicente

Dário Moura Vicente, nascido em Lisboa em 1962. É Doutor e Agregado em Direito pela Universidade de Lisboa de cuja Faculdade de Direito é Professor Catedrático. Lecionou nessa Faculdade, entre outras disciplinas, Teoria Geral do Direito Civil, Direito das Obrigações, Direito Comparado, Direito Internacional Privado, Direito Comercial Internacional, Direito de Autor e Direito da Propriedade Industrial. Foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Direito, Presidente do Instituto de Cooperação Jurídica e Presidente do Conselho Científico. É, desde 2023, Presidente do Centro de Investigação de Direito Privado. Advogado em Lisboa desde 1987. Participou como árbitro, advogado e jurisconsulto em mais de oitenta arbitragens nacionais e internacionais. É Presidente da Associação Portuguesa de Direito Intelectual. Membro Associado da Academia Internacional de Direito Comparado e Membro do Instituto Hispano-Luso-Americano de Direito Internacional. Vice-Presidente da Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung. Presidente da Assembleia Geral e membro do Conselho Científico da Associação Europeia de Direito Internacional Privado (EAPIL). Principais publicações científicas:Da arbitragem comercial internacional: Direito aplicável ao mérito da causa(1990);Da responsabilidade pré-contratual em Direito Internacional Privado(2001);Direito Internacional Privado: Ensaios(4 vols., 2002-2018);La propriété intellectuelle en droit international privé(2009);A tutela internacional da propriedade intelectual(2.ª ed., 2019);Direito Comparado(vol. I, 5.ª ed., 2021; vol. II, 2017); Comparative Law of Obligations (2021).

Ler Mais

O Centro de Investigação de Direito Privado, fundado em 2014 e presidido até 2023 pelo Prof. Doutor António Menezes Cordeiro, é uma instituição de investigação e desenvolvimento privada, constituída como núcleo autónomo sem personalidade jurídica do Instituto de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

 

 

O Centro tem como objetivo fundamental a produção e difusão do conhecimento científico no domínio do Direito Privado. A sua atividade desenvolve-se predominantemente em dois eixos fundamentais: a investigação individual e coletiva levada a cabo pelos seus membros e vertida em artigos científicos, monografias e comentários de legislação e jurisprudência; e a realização de cursos, seminários, conferências e jornadas sobre temas de atualidade no Direito Privado, aos quais se associam também outros docentes universitários e especialistas de reconhecido mérito, nacionais e estrangeiros.

 

O Centro privilegia na sua atividade a liberdade de investigação e pensamento e orienta-se pelo intuito de contribuir relevantemente para o progresso do conhecimento científico do Direito Privado, de fonte nacional, europeia e internacional, e de promover a cultura jurídica, especialmente em Portugal e nos demais países de língua oficial portuguesa. Pauta a sua atividade pelos princípios do mérito, da igualdade de oportunidades e da transparência.

 

Neste sítio da Internet, o Centro divulga as suas atividades nos dois eixos acima referidos. Nele se encontram identificadas as Linhas de Investigação atualmente prosseguidas pelo Centro e, sempre que possível, são disponibilizadas as principais publicações produzidas no âmbito destas; divulgam-se, por outro lado, as atividades de difusão do conhecimento organizadas pelo Centro, com destaque para os cursos pós-graduados e cursos intensivos nele ministrados.


Organização do CIDP

A estrutura de governação do CIDP é composta por um Conselho Diretivo, um Conselho Científico e uma Comissão Externa de Acompanhamento.
Saber Mais

Redes & Parcerias

O CIDP tem estabelecido parcerias com instituições portuguesas e estrangeiras, fomentando sinergias para o desenvolvimento dos seus projetos.
Saber Mais
Logotipo CIDP
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, Cidade Universitária
1649-014 Lisboa. Portugal

(+351) 915 429 341

(Chamada para a rede móvel nacional)

Dias úteis, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h

cidp@cidp.pt

inscricoes@cidp.pt

Atendimento presencial

Segunda a sexta-feira, entre as 14h e as 17h.
Sala 13.15 (Piso 3 - acesso pelo ascensor junto ao Anfiteatro 1)
Walter Rodrigues / Fernanda Franco / Gisele Barbosa de Jesus / Marina Alexandre

A nossa Newsletter

Subscreva a newsletter e siga-nos nas redes sociais para receber as nossas atualizações.

Subscrever