Investigação

Tradição e Globalização no Direito Privado contemporâneo

2024 (Diversidade, Harmonização e Unificação do Direito Privado)
Voltar

Os fenómenos da globalização e do multiculturalismo têm proporcionado ao longo dos tempos um movimento de ideias jurídicas que se encontra em permanente evolução.

 

A proximidade entre certos países, muitas vezes pautados por uma história comum, levou inevitavelmente à aproximação dos respetivos sistemas, nomeadamente por via dos denominados transplantes jurídicos.

 

Não obstante isso, tendo em conta a necessidade de adaptação da legislação de cada país aos respetivos destinatários, à sua tradição e raízes culturais, será fundamental contextualizá-la, em função das demais fontes de Direito e da realidade única de cada comunidade humana.

 

Desta forma, não obstante a aproximação de sistemas jurídicos, quer por via da globalização, quer por via da transposição de influências externas, tal realidade tem-se mostrado compatível com a preservação da tradição e do direito consuetudinário, próprio designadamente dos sistemas africanos.

 

De facto, se o fenómeno da globalização foi omnipresente, existe a plena consciência de que a mesma foi sendo compatibilizada, moldada e condicionada pelos contextos locais, pelos costumes e pela história.

 

Nesta medida, afigura-se de grande importância a investigação sobre a forma como essa compatibilização tem sido feita ao longo do tempo e, em especial, mais recentemente.

 

Neste contexto, nos dias 16 e 17 de setembro de 2022 realizou-se em Lisboa o encontro anual da Associação de Juristas Luso-Alemã (Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung), subordinado ao tema “Tradição e globalização”, onde se procurou reunir pensamentos, conceitos e comparações entre a Alemanha, Portugal, Brasil, a África lusófona e indiretamente o continente africano em geral.

 

A Associação de Juristas Luso-Alemã constitui a principal associação de juristas de línguas alemã e portuguesa e tem como objetivo promover a compreensão da cultura jurídica dos países de língua alemã e portuguesa, bem como a interação entre estes. Inclui, deste modo, além de Portugal e a Alemanha, o Brasil, a República de Cabo Verde, a Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique, contando ainda com um papel importante em territórios onde a lei portuguesa desempenha um papel importante, como Goa, Timor-Leste e Macau.

 

Neste pressuposto, torna-se incontornável a importância desta Associação como entidade parceira no presente projeto, atento o seu objetivo de promover trabalhos científicos sobre temas importantes para os países em causa nomeadamente através a realização de palestras, conferências e da publicação de artigos científicos.

 

Deste modo, atenta a importância das comunicações proferidas no referido encontro da Associação de Juristas Luso-Alemã, afigura-se de grande relevância a publicação de uma obra coletiva intitulada “Tradição e globalização: experiências africanas, brasileiras e europeias”, que terá como objetivo coligir artigos relativos aos temas aí tratados.

 

A obra será publicada através de uma parceria entre a editora Almedina e a Nomos Publishing, uma vez que se pretende publicar a obra em simultâneo em Portugal e na Alemanha assegurando a internacionalidade da mesma, sendo os cocoordenadores os Professores Doutores Dário Moura Vicente, Stefan Grundmann, Christian Baldus e Catarina Salgado.

Investigador responsável

Dário Moura Vicente

Ler Mais

Investigadores

Catarina Salgado

Ler Mais
  • Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung (Associação de Juristas Luso-Alemã)

Na sequência do encontro anual da Associação de Juristas Luso-Alemã (Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung), que decorreu em Lisboa nos dias 16 e 17 de setembro de 2022, subordinado ao tema “Tradição e globalização”, será publicada uma obra coletiva intitulada “Tradição e globalização: experiências africanas, brasileiras e europeias”, que coligirá artigos relativos aos temas tratados no referido encontro.


Linhas de Investigação

O CIDP decidiu focar a sua atividade, para o período 2023/28, em cinco linhas de investigação, as quais servirão de base a projetos de investigação nos quais participam, de forma articulada...
Saber Mais

Projetos

Foram aprovados pelo Conselho Diretivo um total de 21 Projetos de Investigação a serem desenvolvidos no âmbito das diferentes linhas temáticas do CIDP no período 2024-2029.
Saber Mais
Logotipo CIDP
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, Cidade Universitária
1649-014 Lisboa. Portugal

(+351) 915 429 341

(Chamada para a rede móvel nacional)

Dias úteis, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h

cidp@cidp.pt

inscricoes@cidp.pt

Atendimento presencial

Segunda a sexta-feira, entre as 14h e as 17h.
Sala 13.15 (Piso 3 - acesso pelo ascensor junto ao Anfiteatro 1)
Walter Rodrigues / Fernanda Franco / Gisele Barbosa de Jesus / Marina Alexandre

A nossa Newsletter

Subscreva a newsletter e siga-nos nas redes sociais para receber as nossas atualizações.

Subscrever