Investigação

ESG Corporate Monitor

2023 – 2026 (Novas perspetivas da Corporate Governance)
Voltar

A matéria da sustentabilidade, em especial, relacionada com o corporate governance e o Direito financeiro, têm vindo a ser objeto de um tratamento regulatório mais extenso, obrigando as empresas a terem em conta a sustentabilidade da sua atividade a longo prazo.

 

Assim, poderá existir um conflito entre a maximização do lucro e a sustentabilidade, devendo os administradores atuar em conformidade com o interesse social da cada empresa.

Por seu turno, as exigências regulatórias têm vindo a aumentar, sujeitando as empresas, os investidores e outros intervenientes a desafios e realidades no domínio da sustentabilidade.

 

Face ao crescimento regulatório, será sem dúvida um dos temas mais relevantes de Direito das sociedades comerciais nos próximos anos, bem como um dos temas jurídicos mais interessantes no domínio do Direito financeiro.

 

O projeto estará dividido em várias fases: (i) na fase inicial de recolha de informação sobre a incorporação de fatores ESG na gestão societária. Os concretos aspetos a analisar terão de ser determinados, mas pretende analisar-se fatores como existência de comissões do conselho de administração especificamente dedicadas a questões de sustentabilidade, se as sociedades têm encetado políticas de transição energética (dependendo do setor em causa), se as sociedades já integram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, se há políticas de igualdade de género (no caso das sociedades obrigadas, se estas se limitam ao estrito cumprimento da lei; no caso das restantes, saber se efetivamente existem), se há politicas de inclusão etc.; (ii) estes dados serão tratados e, posteriormente, elaborada um relatório com principais conclusões; (iii)  procurar-se-á recolher impressões do mercado sobre o estado da arte no que diz respeito ao cumprimento das obrigações em matéria de sustentabilidade, bem como de que forma têm vindo a integrar esta complexa realidade; (ii) organizar, a partir das referidas interações, uma coletânea de estudos que permita determinar o status quo, tanto de uma perspetiva transversal como de uma perspetiva nacional; e (iii) na sequência do lançamento da referida coletânea, organizar um evento com representantes ou especialistas de várias jurisdições para perceber o contexto e resultados desse reconhecimento e regulação.

 

Todas estas fases terão o apoio de um website criado especialmente para o efeito, de onde constarão os vários desafios nesta matéria e ainda os outputs do projeto.

 

O objetivo deste projeto é, nas fases iniciais já mencionadas supra, analisar a forma como a matéria da sustentabilidade têm vindo a ser abordada.

 

Para mais informação, visite a página do projeto aqui.

Investigador responsável

Madalena Perestrelo de Oliveira

Ler Mais

Chen Chen

Ler Mais

Investigadores

Catarina Granadeiro

Ler Mais

António Rolo

Ler Mais

Mafalda de Sá

Ler Mais

Ana Alves Leal

Ler Mais

Filipe Sousa

Ler Mais

Consultores

Luca Enriques

Ler Mais

Ana Perestrelo de Oliveira

Ler Mais

Paulo Câmara

Ler Mais

Heloísa Oliveira

Ler Mais
  • Zero
  • C-More
  • CIDP ESG Corporate Monitor: criação de website de onde constam os objetivos do projeto e onde vão sendo disponibilizados os seus outputs;
  • 1st International Conference on Corporate Sustainability – corporate sustainability due diligence;
  • Publicação de obra coletiva: como resultado da 1st International Conference on Corporate Sustainability Due Diligence, obra coletiva (em inglês) com contributos dos participantes, onde as principais conclusões da conferência serão escritas. Publicação em acesso aberto, em editora internacional;
  • Mapeamento da política ESG de sociedades portuguesas: seleção de um conjunto de sociedades comerciais (cotadas e não cotadas) de diversos setores de atividade. Elaborar questionários ESG a completar com auxílio de representantes de cada sociedade. Tratamento dos resultados. O foco do questionário será no Governance e Environmental (estrutura orgânica da sociedade, políticas de remuneração e de seleção de membros para os órgãos sociais, ética e transparência. Vetor ambiental: existência de política de neutralidade carbónica, política de transição para a circularidade; política sobre impacto na biodiversidade). Tratamento de dados e elaboração de um relatório onde sejam documentados os resultados dos questionários;
  • 2nd International Conference on Corporate ESG;
  • CIDP ESG Corporate Monitor: publicação em acesso aberto, no site do ESG Corporate Monitor, das conclusões da 2nd International Conference on Corporate ESG;
  • Publicação do Relatório sobre Incorporação de fatores ESG nas sociedades portuguesas;
  • Evento de apresentação e de divulgação do Relatório.

Linhas de Investigação

O CIDP decidiu focar a sua atividade, para o período 2023/28, em cinco linhas de investigação, as quais servirão de base a projetos de investigação nos quais participam, de forma articulada...
Saber Mais

Projetos

Foram aprovados pelo Conselho Diretivo um total de 21 Projetos de Investigação a serem desenvolvidos no âmbito das diferentes linhas temáticas do CIDP no período 2024-2029.
Saber Mais
Logotipo CIDP
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, Cidade Universitária
1649-014 Lisboa. Portugal

(+351) 915 429 341

(Chamada para a rede móvel nacional)

Dias úteis, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h

cidp@cidp.pt

inscricoes@cidp.pt

Atendimento presencial

Segunda a sexta-feira, entre as 14h e as 17h.
Sala 13.15 (Piso 3 - acesso pelo ascensor junto ao Anfiteatro 1)
Walter Rodrigues / Fernanda Franco / Gisele Barbosa de Jesus / Marina Alexandre

A nossa Newsletter

Subscreva a newsletter e siga-nos nas redes sociais para receber as nossas atualizações.

Subscrever