Programa:

Cartaz com o Programa: Consulte aqui

Coordenação:

Professor Doutor António Menezes Cordeiro

Professor Doutor Miguel Teixeira de Sousa

Professora Doutora Maria Fernanda Palma

Dr.ª Ana Alves Leal

Apresentação:

Encontra-se aberto o concurso de ingresso no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) para o preenchimento de um total de 98 vagas para magistrados para os Tribunais Judiciais (Aviso n.º 15620/2017, de 29 de dezembro de 2017). A fase das provas escritas decorrerá, de acordo com a calendarização previsível do CEJ, de 17 de fevereiro a 8 de março. A fase das provas orais está prevista para maio de 2018.
O Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) e o Centro de Investigação de Direito Penal e Ciências Criminais (CIDPCC) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa organizam o CURSO DE PREPARAÇÃO PARA ADMISSÃO AO CEJ – TRIBUNAIS JUDICIAIS, o qual será lecionado por um corpo docente de excelência, e que foi especificamente pensado para atender às necessidades dos juristas que, nesta fase, se preparam para o ingresso no CEJ, seja pela via académica, seja pela via profissional.
O Curso é composto por três módulos, correspondentes às áreas temáticas das três provas escritas. As sessões de cada módulo decorrerão em horário pós-laboral, antes das respetivas provas escritas, tendo sido calendarizadas com base nas datas previsíveis do CEJ para a 1.ª chamada dessas provas.

São sessões de preparação intensiva para as provas escritas, sobre a generalidade das matérias indicadas no Aviso n.º 15620/2017, de 29 de dezembro de 2017, nas quais, no âmbito de uma revisão geral dessas matérias, se privilegiará a análise de casos práticos e de jurisprudência, bem como o esclarecimento de dúvidas sobre problemas concretos.
Apresentando um modelo inovador, porque especialmente ajustado à preparação para cada uma das provas escritas, o Curso dirige-se a todos aqueles que pretendam realizar os exames de ingresso no CEJ, na vertente da Magistratura para Tribunais Judiciais, bem como a todos aqueles que pretendam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos nas matérias abrangidas pelo Curso. É possível a frequência de módulos avulsos.

Duração:

De 5 a 27 de fevereiro de 2018 (*calendarização com base nas datas previsíveis dos exames escritos – cf. Aviso 3 do CEJ do Concurso 2018, disponível em http://www.cej.mj.pt

Aulas em horário pós-laboral (durante a semana, das 18h00 às 22h00, ao sábado, das 09h00 às 13h00, com coffee break).

Destinatários:

Licenciados em Direito que pretendam realizar os exames de ingresso no CEJ, na vertente da Magistratura para Tribunais Judiciais
Podem inscrever-se também todos aqueles que pretendam atualizar e renovar os seus conhecimentos nas matérias abrangidas pelo Curso.

Inscrições:

Inscrições em: Ficha de Inscrição

Propinas:

Taxa de inscrição: 50 € (não reembolsável)
Propinas do curso (fase escrita): 750 €
Pagamento integral ou em 2 prestações, a serem pagas (i) primeira no momento de inicio do curso (ii) segunda a meio do curso.

Descontos:

35% para antigos alunos há menos de 5 anos da FDUL e para alunos inscritos em mais do que um curso pós-graduado do CIDP (atualmente ou nos últimos 2 anos).

É possível subscrever módulos avulsos (beneficiando, se aplicável, do desconto supra)

- Módulo I (Direito Civil, Direito Comercial e Direito Processual Civil): 5 a 15 de fevereiro (prova escrita em 17 de fevereiro) 500 EUR
(i) Submódulo de Direito Comercial: 200 EUR
(ii) Submódulo de Processo Civil: 200 EUR 

- Módulo II (Direito Penal e Direito Processual Penal) : 19, 20 e 21 de fevereiro (prova escrita em 24 de fevereiro) 400 EUR
- Módulo III (Temas culturais, sociais ou económicos) : 26 e 27 de fevereiro (prova escrita em 3 de março) 200 EUR
- Sessões Avulsas: 70 Euros

Aulas em horário pós-laboral (durante a semana, das 18h00 às 22h00, ao sábado, das 09h00 às 13h00, com coffee break).

CONTACTOS:

Para qualquer informação, contactar o Gabinete do CIDP através do e-mail: cEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.