3 Outubro 2024 > 26 Junho 2025

VI Curso de Pós-Graduação sobre Law Enforcement, Compliance e Responsabilidade Empresarial

Portal de Candidaturas Cartaz / Programa
Coordenação Científica

Prof. Doutor Paulo de Sousa Mendes

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Prof.ª Doutora Teresa Quintela de Brito

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Prof. Doutor Rui Soares Pereira

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Dr. José Neves da Costa

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Dr. Miguel da Câmara Machado

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Depois de V edições de sucesso, iniciar-se-á, no próximo 3 de outubro de 2024, o VI Curso de Pós-Graduação sobre Law EnforcementCompliance e Responsabilidade Empresarial. Nesta nova edição, o Curso contará com um programa atualizado que, ao longo de 59 sessões, permitirá cobrir e discutir os diversos e mais recentes desafios que as matérias da aplicação efetiva do Direito (law enforcement) e do cumprimento normativo (compliance) levantam. 

 

Com tal finalidade, dividiu-se o programa em três grandes blocos:  

- O primeiro dedicado aos desafios da regulação responsiva e da autorregulação regulada para as entidades reguladoras e reguladas; 

- O segundo respeitante aos princípios gerais do cumprimento normativo, às questões probatórias, à auditoria e à regulação europeia; e

- O terceiro versará sobre os desafios intersectoriais de law enforcement e compliance, cobrindo a atividade bancária, a prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, os mercados financeiros, a concorrência, a distribuição de produtos, a prevenção da corrupção, o setor público, o financiamento partidário e a inovação tecnológica.

 

Deste modo, o Curso de Pós-Graduação sobre Law EnforcementCompliance e Responsabilidade Empresarial percorre e estuda, de forma ampla, atualizada e compreensiva, os principais problemas e desafios que se colocam às autoridades reguladoras, às empresas e aos seus dirigentes em matéria de aplicação efetiva do Direito e de cumprimento normativo, habilitando os seus Auditores com uma formação sólida, atualizada e interdisciplinar sobre a matéria. Formação que beneficia ainda da junção no mesmo Programa de um leque de conferencistas que oferece contributos e perspetivas teóricas e práticas, nacionais, europeias e internacionais, sobre os temas em apreço. Juntam-se, assim, no mesmo espaço, perspetivas teóricas plurais e experiências práticas variadas, fomentando a reflexão e o debate críticos.

Oportunamente será aberta uma época de inscrição no Regime de Avaliação, o qual terá um custo de € 50. Aquando da inscrição deverá ser indicado o tema a tratar no Relatório, o qual deverá versar sobre um tema tratado no Curso, ou tema conexo ao mesmo.

A avaliação final é opcional e sujeita a confirmação, consistindo na elaboração de um Relatório que verse sobre um dos temas abordados no Curso ou um tema conexo ao mesmo.

 

Previamente à realização do trabalho, o Auditor deverá elaborar um handout sumariando o tema a tratar. Um template será oportunamente fornecido pela organização, o qual deverá ser rigorosamente seguido.

O trabalho final poderá ser orientado por um dos oradores do Curso. Se o Auditor pretender orientação para a realização do relatório, poderá indicar à Comissão Organizadora o nome do orador que gostaria de convidar para orientador. A Comissão reencaminhará o convite, juntamente com o handout elaborado, ao orador indicado, que poderá aceitar ou recusar o convite. Se aceite, o Auditor será informado e um contacto do orientador ser-lhe-á facultado.

O trabalho escrito, tempestivamente entregue, será avaliado por um dos Coordenadores do Curso e classificado com uma nota de 0 a 20 valores. Se o trabalho for avaliado com nota inferior a 10 valores, o aluno é reprovado.

Em caso de reprovação, o Auditor tem direito ao certificado de frequência, desde que tenha frequentado, no mínimo, ¾ das aulas.

 

Extensão máxima do relatório

O relatório deverá ter um máximo de 35 páginas, obedecendo ao formato A4, letra Times New Roman, tamanho 12 e parágrafo a um espaço e meio (tamanho 10 e parágrafo a um espaço em notas de rodapé). Um template será oportunamente fornecido pela Comissão Organizadora, o qual deverá ser rigorosamente respeitado.

 

Prazo de entrega - Dia 19 de setembro de 2025.


Manual Instruções-Entrega do trabalho Final Avaliação Atualizado


Possibilidade de solicitar uma única prorrogação, mediante o pagamento do valor de 100 euros

 

Modo de entrega: uma cópia em formato de papel e outra cópia em formato digital (*), através do portal NETPA.

 A versão em papel poderá ser entregue mais tarde: i) presencialmente, todos os dias úteis, das 10 às 12h30 e das 14h30 às 17 horas no Gabinete do CIDP; ou ii) por correio, para a morada indicada abaixo.

 

A versão em papel poderá ser entregue: i) na Portaria principal da FDUL; ou ii) por correio, para a morada seguinte:

 

Centro de Investigação de Direito Privado

Faculdade de Direito de Lisboa

Alameda da Universidade

Cidade Universitária

1640-014 LISBOA

 

(*) Prevalecem a data e a versão do trabalho enviadas em formato digital.

 

Os trabalhos serão avaliados por um júri composto pela Comissão Organizadora; as classificações (de 0 a 20 valores) serão disponibilizadas aos participantes através do portal NetPa em “Formação Avançada > Avaliação”.

Propinas

  • Taxa de inscrição (Pré-requisito): 50 € (não reembolsável)
  • Propinas: 2.000 €
  • Pode optar pela prestação única ou em 4 prestações​:
    1ª Prestação (€500) / Prestação única (€2.000) -  30/09/2024;
    2ª Prestação (€500) - 07/12/2024;
    3ª Prestação (€500) - 28/02/2025;
    4ª Prestação (€500) - 09/05/2025
  • Taxa de Avaliação (se aplicável): 50 € (data vencimento 06/06/2024)

  • Módulos avulsos: (só em prestação única) - 14/11/2024
    Módulo I – € 400; Módulo II – € 300; Módulo III – € 500; Módulo IV – € 500; Módulo V – € 100; Módulo VI – € 100; Módulo VII – € 400; Módulo VIII – € 100; Módulo IX – € 100; Módulo X – € 300; Módulo XI – € 100; Módulo XII – € 100; Módulo XIII– € 100; Módulo XIV – € 100; Módulo XV – € 400; Módulo XVI – € 100.

Desconto early bird de 10% sobre o valor da propina para inscrições até dia 6 de setembro de 2024 (candidaturas aprovadas e com o Pré-requisito pago).

Descontos

- 10% (Advogados, Adv. Estagiários);
- 15% (Ex-Alunos da FDUL há menos de 3 anos);

- 25% (Alunos pertencentes a entidades com as quais o CIDP tenha celebrado protocolo);

- 30% (Para alunos inscritos em mais do que um curso do CIDP, no ano letivo corrente ou em ano anterior);
- 40% (Alunos de Mestrado e alunos finalistas da FDUL);

- Até 40% (Percentagem negociável) para Grupos com um mínimo de 5 inscritos

Horário

Quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. Aulas por videoconferência, através da plataforma Zoom

 

Pontualmente poderão realizar-se sessões e eventos associados ao Curso em formato presencial, nas instalações da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Nestes casos, assegurar-se-á a transmissão simultânea via Zoom para os Auditores do Curso que não possam comparecer presencialmente.

 

Candidaturas abertas até dia 1 de outubro de 2024

Nota: se já utilizou este Portal em anos anteriores, pode aceder com o seu Utilizador e password para se candidatar ao presente ano de 2024/2025.
 

Recuperação da Password - Portal de candidaturas

Novo Manual de Instruções para Formalizar a Candidatura

Video - Criar registo pela 1ª Vez no Portal das Candidaturas

Vídeo - Candidato já com Registo criado - concluir ou efetuar nova candidatura

 

Contatos

Para qualquer informação, contactar o Gabinete do CIDP através do e-mail: inscricoes@cidp.pt ou pelo telemóvel: 915429341 (Dias úteis, das 10h e as 12h30 e das 14h30 às 17h)


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(+351) 915 429 341

(Chamada para a rede móvel nacional)

Dias úteis, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h

cidp@cidp.pt

inscricoes@cidp.pt

Atendimento presencial

Segunda a sexta-feira, entre as 14h e as 17h.
Sala 13.15 (Piso 3 - acesso pelo ascensor junto ao Anfiteatro 1)
Walter Rodrigues / Fernanda Franco / Gisele Barbosa de Jesus / Marina Alexandre

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