9 Janeiro > 31 Julho 2025

II Curso de Pós-Graduação em Fintech

Portal de Candidaturas Cartaz / Programa
Coordenação Científica

Prof. Doutor A. Barreto Menezes Cordeiro

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Prof. Doutor Diogo Pereira Duarte

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Prof.ª Doutora Ana Perestrelo de Oliveira

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Dr. António Rolo

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A transformação digital no setor financeiro é uma realidade incontornável e em evolução contínua. O conhecimento dos novos modelos de negócio, das tecnologias emergentes e regulação aplicável tornou-se essencial para todos profissionais que operam no setor financeiro.

O Curso de pós-graduação em Fintech “inovação e compliance, à luz da regulação” oferece uma oportunidade única para profissionais que desejam aprofundar os seus conhecimentos sobre as inovações tecnológicas no mundo financeiro e entender os desafios e oportunidades regulatórios que acompanham essa evolução.

O Curso de pós-graduação em Fintech “inovação e compliance, à luz da regulação” segue uma metodologia holística, simultaneamente económica, tecnológica e legal, de modo a permitir uma compreensão abrangente de todos os temas objeto dos diferentes seminários.

O corpo docente do Curso integra os mais reputados especialistas sobre os temas objeto dos seminários, quer a nível nacional, quer internacional. As aulas ministradas por docentes estrangeiros terão lugar na língua inglesa.

 

Objetivos do Curso

Conhecimento Avançado em Tecnologia Financeira: 

Os alunos obterão uma compreensão detalhada das tecnologias emergentes, como blockchain, inteligência artificial e big data analytics, que estão a revolucionar o setor financeiro.

Especialização em Regulação de Fintech: 

O curso analisa em detalhe as mais recentes iniciativas regulatórias a nível da União Europeia, incluindo o Regulamento sobre o Mercado de Criptoativos (MiCA), o Regulamentos Europeu de Crowdfunding, o Regulamento sobre IA, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e o Regulamento DORA (Digital Operational Resilience Act), proporcionando aos decisores e juristas as ferramentas necessárias para gerir, aconselhar e apoiar as instituições financeiras no cumprimento das normas aplicáveis aos serviços financeiros suportados por tecnologia.

Compreensão dos Modelos de Negócio Fintech: 

Ao explorar diversos modelos de negócios e estratégias de crescimento, os alunos poderão fornecer consultoria mais informada e estratégica aos seus clientes no setor financeiro e desenvolver os seus próprios projetos em temas Fintech. 

Análise de Riscos Tecnológicos: 

O curso oferece uma visão aprofundada sobre a identificação e gestão de riscos tecnológicos, bem como sobre as melhores práticas de cibersegurança, preparando os profissionais do setor financeiro para enfrentar os desafios legais e regulatórios associados à segurança digital.

Estudos de Caso e Análises de Mercado: 

Através de estudos de caso reais e análises de mercado, os alunos adquirirão perspetivas completas sobre o panorama atual da FinTech e as tendências futuras, permitindo-lhes antecipar e mitigar potenciais problemas regulatórios.

Desenvolvimento de Competências Práticas:

Com sessões dedicadas ao desenvolvimento de produtos FinTech, desde o design centrado no utilizador até ao lançamento e comercialização, os alunos irão adquirir competências práticas que podem aplicar diretamente em projetos reais.

 

O Curso terá lugar de 9 de janeiro a 31 de julho 2025, todas as 5.ªs feiras, das 18h30 às 21h40 (1h30 por sessão). 

 

Avaliação do Curso

Quando opte pela inscrição na modalidade de curso completo com avaliação ou em módulos avulsos com avaliação, o aluno tem de apresentar, no final do curso, um trabalho escrito, sobre um tema à sua escolha, desde que referente a uma das matérias lecionadas.

 

Requisitos do trabalho escrito

  1. ter um mínimo de 20 e um máximo de 30 páginas, redigidas em computador;
  2. ser escrito em letra de tamanho 12, tipo times new roman, com espaço de 1,5 entre linhas e as notas de rodapé em letra 10 do mesmo tipo.

 

Prazo de entrega 

Até dia 30 de dezembro de 2025

A título excecional, o prazo de entrega do trabalho escrito pode ser prorrogado uma única vez pelo período de um mês, mediante o pagamento de € 100 (cem euros).

 

Modo de entrega

Cópia em formato digital, através do portal (área reservada do aluno) NETPA.

 

Manual - Instruções para submissão do trabalho final de avaliação

 

Avaliação do trabalho escrito

O trabalho escrito tempestivamente entregue é avaliado por um dos Coordenadores do Curso ou um dos oradores, com preferência para o autor da conferência a que respeite o tema do trabalho.

O trabalho escrito é classificado de 0 a 20 valores.

Caso o trabalho escrito seja avaliado com nota inferior a 10 valores, o aluno encontra-se reprovado (cfr. n.º 7 do artigo 6.º do Regulamento de Cursos).

 

A frequência do curso com avaliação confere Certificado de Pós-Graduação; a frequência do curso sem avaliação e a frequência avulsa de módulos conferem certificados de frequência (para obtenção de certificados, exige-se presença em 3/4 das sessões).

Os certificados serão emitidos em formato digital.

Propinas

  • Taxa de inscrição: 50 € (não reembolsável)
  • Curso completo sem avaliação: 1.400,00€
  • Curso completo com avaliação: 1.600,00€
  • Módulos avulsos (sem Avaliação): Módulo I (150 €); Módulo II (400 €); Módulo III (500 €); Módulo IV (200 €); Módulo V (400 €); Módulo VI (200 €); Módulo VII (150 €) Módulo VIII (150€) Módulo IX (150€) Módulo X (150€) Módulo XI (150€)

Pagamento em prestações

 

1. Os alunos que optarem pela inscrição na modalidade de curso completo, com ou sem avaliação, podem pagar as propinas em duas prestações de igual montante, nas seguintes condições:

  • A primeira prestação tem que ser paga no ato da inscrição;
  • A segunda até dia 1 de fevereiro de 2025;
  • Taxa de Avaliação (200 €) – se aplicável – até dia 1 de maio de 2025.

2. O pagamento em prestações não prejudica o direito aos descontos convencionados.

 

Descontos

- 10% (Advogados, Adv. Estagiários);
- 15% (Ex-Alunos da FDUL há menos de 3 anos);

- 25% (Alunos pertencentes a entidades com as quais o CIDP tenha celebrado protocolo);

- 30% (Para alunos inscritos em mais do que um curso do CIDP, no ano letivo corrente ou em ano anterior);
- 40% (Alunos de Mestrado e alunos finalistas da FDUL);

- Até 40% (Percentagem negociável) para Grupos com um mínimo de 5 inscritos.

 

Caso o aluno se integre numa ou mais categorias elencadas nas alíneas previstas no número anterior, pode optar pelo desconto de maior valor, sem possibilidade de cumulação.

HORÁRIO

O Curso terá lugar de 9 de janeiro a 31 de julho 2025, todas as 5.ªs feiras, das 18h30 às 21h40 (1h30 por sessão). Aulas por vídeoconferência, através da plataforma Zoom.

 

Candidaturas abertas até 7 de janeiro de 2025.

Nota: se já utilizou este Portal em anos anteriores, pode aceder com o seu Utilizador e password para se candidatar ao presente ano de 2024/2025.
 

Recuperação da Password - Portal de candidaturas

Novo Manual de Instruções para Formalizar a Candidatura

Video - Criar registo pela 1ª Vez no Portal das Candidaturas

Vídeo - Candidato já com Registo criado - concluir ou efetuar nova candidatura

 

Contatos

Para qualquer informação, contactar o Gabinete do CIDP através do e-mail: inscricoes@cidp.pt ou pelo telemóvel: 915429341 (Dias úteis, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h)


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