O Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa organiza, no ano letivo de 2016-2017, um conjunto de cursos pós-graduados em Direito Societário que cobrem, com profundidade, a generalidade das áreas e problemas jus-societários, adequando-se aos interesses, necessidades e experiências dos diferentes profissionais.
 
Todas os cursos têm a preocupação de estabelecer a ligação com o substrato económico das sociedades e de aliar as componentes teórica e prática. Com um corpo docente de excelência (universitários e advogados), o CIDP propicia opções adequadas para todos os perfis académicos e profissionais:O Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa lança, a partir de outubro, o II Curso de Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais.
 

O Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa lança, a partir de outubro, o II Curso de Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais.

É composto por dois cursos semestrais autónomos: “Foundations of corporate law” e “Deals, markets and litigation”.

Apresenta um programa construído em função das necessidades do mercado, em estreita colaboração com os principais escritórios de advogados de Lisboa e um conjunto de juízes conselheiros e desembargadores, que visa o aprofundamento e a atualização de conhecimentos previamente adquiridos, aliando a mais sólida teoria à prática de excelência.

Para o efeito, integra o melhor corpo docente nesta área, combinando, em cada módulo, uma conferência de abertura com sessões de trabalho com um grupo homogéneo de Professores e de convidados de reconhecida experiência prática na área, num total de 60 aulas de 1,5 horas cada.

As aulas são às quintas-feiras, das 18:30 às 20h e das 20:30h às 22h, intermediadas por um coffee-break.

Os alunos têm a opção de participar no curso anual ou apenas num dos cursos semestrais. Podem também frequentar módulos específicos ou sessões avulsas.

 
Curso de Pós-Graduação Avançada em Direito Societário (outubro-junho):

Depois do amplo sucesso do I Curso de Pós-Graduação Avançada em Corporate Finance & Governance, o Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa junta-se, uma vez mais, os principais especialistas em direito societário, tanto académicos (juristas e não juristas) como advogados e gestores, provenientes das mais prestigiadas universidades, escritórios e empresas.

Com a preocupação de combinar competências jurídicas e financeiras e juntando as duas grandes vertentes do direto societário — corporate finance e corporate governance — a Pós-Graduação dirige-se a profissionais que necessitem de um nível avançado de conhecimentos das relações societárias internas e externas, tanto da perspetiva do financiamento e outros aspetos financeiros da sociedade, como da perspetiva do governo societário.

A Pós-Graduação Avançada tem a duração de um ano letivo (de outubro a junho) com duas sessões semanais de 2h00 às terças e quintas feiras, com coffee break, que visa promover a troca informal de ideias entre alunos e professores. É igualmente possível a frequência individual do III Curso de Pós-Graduação em Corporate Finance (outubro a fevereiro) ou do II Curso de Pós-Graduação em Corporate Governance (fevereiro a junho). Condições especiais para os alunos que frequentaram o I ou II Curso de Pós-Graduação em Corporate Finance ou o I Curso de Pós-Graduação em Corporate Governance, que pretendam completar a respetiva formação.
 
Curso pós-graduado em Corporate Finance — 3.ª edição (outubro-fevereiro):

O "direito das finanças societárias” ou a corporate finance trata dos vários aspetos financeiros da sociedade, com especial ênfase nas formas de financiamento da empresa. Ao lado do governo das sociedades ou corporate governance, este constitui pilar essencial do direito societário e aquele que maior repercussão tem na vida empresarial. Agora na sua 3.ª edição, visa-se, nesta Pós-Graduação organizada pelo Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, aprofundar e atualizar os conhecimentos nesta área dos juristas ou outros profissionais familiarizados com a prática societária, permitindo uma melhor integração na vida jurídica das empresas. Disponibiliza-se igualmente a frequência de módulos e sessões avulsas.

Funcionando de outubro a fevereiro, a sua frequência pode ser completada com a do II Curso de Pós-Graduação em Corporate Governance, no segundo semestre, propiciando uma formação avançada e completa em Direito societário, com valências integradas jurídicas e financeiras (II Curso de Pós-Graduação Avançada em Corporate Finance & Governance). Condições especiais de inscrição para os alunos do I Curso de Pós-Graduação em Corporate Governance que pretendam completar a formação já adquirida.

A sessões têm lugar às terças e quintas feiras, das 18h30 às 20h30, com coffee break, que visa promover a troca informal de ideias entre alunos e professores

 
Curso pós-graduado em Corporate Governance (fevereiro-junho):

O Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa reedita o Curso de Pós-Graduação em Corporate Governance, que assim se consolida como referência no mercado, ao lado da Pós-Graduação em Corporate Finance, agora na 3.ª edição, beneficiando assim da experiência adquirida e da ampla aceitação que recebeu no mercado. Organizado de fevereiro a junho, o curso junta professores, advogados, economistas e gestores para analisar os principais aspetos do governo das sociedades, quer da perspetiva da administração e fiscalização, quer da perspetiva do relacionamento entre os sócios, explorando a forma concreta de lidar com os conflitos de interesses quer entre administradores e sociedade/sócios, quer entre os diferentes sócios.

A frequência do curso pode ser completada com a do III Curso de Pós-Graduação em Corporate Finance, no primeiro semestre, propiciando uma formação avançada e completa em Direito societário, com valências integradas jurídicas e financeiras (II Curso de Pós-Graduação Avançada em Corporate Finance & Governance). Condições especiais de inscrição para os alunos do II Curso de Pós-Graduação em Corporate Finance que pretendam completar a formação já adquirida.

A sessões têm lugar às terças e quintas feiras, das 18h30 às 20h30, com coffee break, que visa promover a troca informal de ideias entre alunos e professores

 
A comissão organizadora,
 
António Menezes Cordeiro
Ana Perestrelo de Oliveira
José Ferreira Gomes
Diogo Costa Gonçalves